SERVIÇOS

Apostila de Haia ou Apostila de Convenção de Haia

A palavra Apostila (em português) é de origem francesa, sendo grafada “Apostille”, que provém do verbo “apostiller“, que significa Anotação. Assim sendo, apesar do significado corrente na Língua Portuguesa que tem o significado de uma publicação, um significado adicional é que uma apostila consiste numa anotação à margem de um documento ou ao final, por exemplo. Neste caso a Apostila da Convenção de Haia certifica, perante órgãos de países signatários da Convenção da Haia (ao todo são 112 países signatários da Convenção, no Brasil foi assinado no segundo semestre de 2015, entrando em vigor em agosto de 2016), a autenticidade de documentos e suas respectivas traduções juramentadas. Ou seja, em alguns casos, um documento ou uma tradução só terão validade em outro país caso seja apostilado seguindo as normas da Convenção de Haia.

O primeiro passo para fazer o apostilamento é reconhecer a autenticidade da assinatura (reconhecimento de firma) da pessoa, da função ou do cargo exercido pelo signatário e, quando cabível, a autenticidade do selo e do carimbo é feita pelo Cartório ou Tabelionato de Notas.

Nossas apostilas são emitidas em papel de segurança, impressos pela Casa da Moeda do Brasil, bem como na forma eletrônica, com certificação digital ICP-Brasil.

Clique aqui para conferir os países membros da Convenção de Haia

Veja abaixo um vídeo da campanha #fiqueseguro do Colégio Notarial do Brasil:



 

Atendimento por WhatsApp